sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Direita retoma o DCE da UFRGS

A Chapa 3 – DCE de Verdade: Nosso partido é o Estudante!, apoiada pelo Movimento Estudantil Liberdade (MEL), foi a grande vencedora das eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS com 40,44% dos votos válidos.


O grupo era o único, entre os que disputavam o pleito, a não possuir filiados a partidos políticos em sua nominata. Formado majoritariamente por estudantes de Ciências da Computação, Medicina e Engenharias, possuía como pauta o foco nos estudantes e o distanciamento das pautas partidárias, externas à UFRGS.


Entre suas principais propostas estavam bandeiras históricas do Movimento Estudantil Liberdade como despartidarização do DCE, a defesa do policiamento na Universidade, a implantação do Parque Tecnológico da UFRGS e a realização de eleições através do Portal do Aluno.


Segundo Gabriel Afonso Marchesi Lopes, Presidente do Movimento Estudantil Liberdade, “Esta conquista representa o verdadeiro sentimento dos estudantes da UFRGS, que querem uma entidade que os represente e que busque atender suas demandas ao invés de se pautar por interesses de partidos políticos”.


Essa vitória também representou uma derrota para o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e para o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) que controlavam a entidade a mais de 10 anos e a usavam como palanque político para a Vereadora Fernanda Melchionna, maior perdedora com essa derrota.

Os votos válidos no pleito contabilizaram 6.086 estudantes, de cerca de 28 mil estudantes aptos à votar.


O resultado final da eleição foi:


Chapa 1 (Situação) – Nada Será Como Antes! Nas ruas e na UFRGS!
Vinculo: PSOL, PSTU
1975 votos - (32,45%)


Chapa 2 – DCE para Tod@s
Vínculo: PCdoB, PDT, PSB, MM(PT)
1250 votos - (20,54%)


Chapa 3 – DCE de Verdade: Nosso partido é o estudante!
Vínculo: Apartidários
2461 votos - (40,44%)


Chapa 4 – Amanhã Vai Ser Maior!
Vínculo: PCR
266 votos - (4,37%%)


Chapa 5 – NovAção
Vínculo: S21, ULD, AE, DS, MPT e Levante da Juventude
134 votos - (2,20%)



Fonte: Blog DCE LIVRE - UFRGS

Um comentário:

  1. Mais um "jornalista" que foi enganado pelo Afonso... É o que da não checar as informações.

    ResponderExcluir