segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vigilantes poderão ter direito a porte de arma fora do expediente


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4340/08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que isenta os vigilantes que comprarem arma para uso particular do pagamento da taxa de porte. A proposta acrescenta a medida ao Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que determina que as armas utilizadas por esses profissionais são de propriedade, responsabilidade e guarda das empresas onde trabalham. Atualmente, de acordo com o estatuto, as armas não podem ser compradas pelos vigilantes para uso particular.

Onyx Lorenzoni argumenta que os vigilantes possuem treinamento e, portanto, capacidade para portar arma. "Apesar disso, retornam a seus lares sem o instrumento que lhes garante a segurança necessária", afirma.

A isenção, segundo o projeto, valerá para os vigilantes das empresas de segurança privada e de transporte de valores que comprovarem que já utilizam arma de fogo em serviço.

O estatuto, em sua redação atual, não isenta os vigilantes do pagamento de nenhuma taxa. De acordo com as regras vigentes, são isentos os integrantes das Forças Armadas, das polícias e dos corpos de bombeiros militares, entre outras categorias.








Fonte: portalaz.com / Blog do Gari Martins da Cachoeira

33 comentários:

  1. eu so a favor ao porte de arma aos vigilantes porque nosso treinamento é qualificado e fizemos reciclagem a cada dois anos

    ResponderExcluir
  2. vamos aprovar o porte de armas permanente aos vigilantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Junior, sem contar que é uma proteção, principalmente no seu deslocamento do trabalho para casa e vice-versa, pois dependendo do posto que o vigilante trabalha, o mesmo corre risco de vida e seus familiares também. Tantos casos que temos conhecimentos de vigilantes que foram surpreendidos na rua, ao sair de suas residências e até mesmo de suas famílias feitas como reféns. Porte de arma permanente já!

      Excluir
    2. Eu Gustavo, também so a favor do porte de arma aos vigilantes, so que infelizmente o poder maior do nosso mundo so pensa em neles mesmo achando que só eles correm riscos de vida.

      Excluir
    3. eu sou vigilante e me sinto capaz de portar uma arma de fogo talvez melhor que alguns pms nós sempre virmos em rede de radio e tv pm atira em pessoas inocentes basta eles tomar umas boa noite

      Excluir
  3. EU CONCORDO,TDS OS VIGILANTES DEVERIAM TER O PORTE DE ARMA PERMANENTE PARA SE PROTEGEREM,A ALGUNS DIAS ATRÁS FUI ABORDADO NO PORTÃO DO MEU SERVIÇO POR DOIS INDIVÍDUOS ONDE ME QUEBRARAM NO PAU PRA PODEREM LEVAREM MINHA MOTO,Ñ CONSEGUIRAM MAS ESTOU AQUI TD QUEBRADO,SE EU ESTIVESSE ARMADO COM CERTEZA IRIAM LEVAR CHUMBO.

    ResponderExcluir
  4. Concordo também, eu sou vigilante e trabalho para uma empresa que faz segurança de eventos, já perdi a conta de quantas ameaças de morte eu tenho, e ando desarmado, poderia evitar se eu portasse uma arma, assim minha filha não vai crescer órfã de pai!

    ResponderExcluir
  5. Eu tmbm concordo pela liberação do porte d arma, a vida em primeiro luga.vmos lutar vigilante pra isso acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com uso permanente de arma

    ResponderExcluir
  7. Eu tambem concordo com o uso permanente de arma
    ,pois so assim ficar a certeza de chegar em casa sem risco.

    ResponderExcluir
  8. PREZADOS,

    NÃO SOU DONO DA VERDADE, NO ENTANTO, ACREDITO QUE TODOS OS BRASILEIROS DEVERIAM TER SUA ARMA, COMO NOS ESTADOS UNIDOS.
    ACREDITO QUE ISSO DIMINUÍRIA ACRIMINALIDADE, POIS, POR EX, QUANDO UM MARGINAL PLANEJASSE UM ROUBO A ÔNIBUS, COM CERTEZA , PENSARIA DUAS VEZES EM FUNÇÃO DE NÃO SABER QUANTAS PESSOAS ESTARIAM ARMADAS. ISSO COM CERTEZA SERIA UM FATOR INTIMIDADOR PRA ESSES INESCRUPULOSOS.

    ResponderExcluir
  9. Temos que divulgar esse baixo assinado, se cada um fizer a sua parte conquistaremos nossos direitos, so copiar e colar o link http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2010N2981

    ResponderExcluir
  10. SOU CONTRA O PORTE DE ARMA PARA TODO O VIGILANTE FORA DE SERVIÇO. Assim como a lei seca diz que se beber não dirija, conheço vários vigilantes que logo que sai do serviço para num boteco para tomar uma ou todas antes de chegar em casa. O vigilante quando no horário de serviço esta sob atenção de alguém, está comprometido com o serviço e normas. Já fora de serviço não tem o compromisso profissional. Sou VSPP e tenho porte de arma pessoal de 2 armas, vários cursos de técnicas avançadas de pistola e frequento estande de tiro mensalmente. Pode parecer que sou contra a categoria, mas convenhamos que tem cada vigilante por ai que não deveria portar arma nem em serviço, agora já pensou liberar geral pra vigizada ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela consideração que você tem com seus amigos se você não é unido entrega essa a sua CNV que vc nao merece usar . ! assim nem todos os PM poderia portar arma, se formos paga pelo erros dos outros acho que você seria o primeiro desonesto com sigo mesmo !

      Excluir
    2. Esse cara e um otario papudo...Pela comparaçao imbecil que ele fez com bebidas e BURECO duvido que tenha porte de armas...Ainda mais duas kkkkk que mentiroso

      Excluir
    3. CONCORDO COM VC, MAIS NEM TODO VIGILANTE É IGUAL, EU NÃO BEBO E NEM FUMO, NÃO ANDO EM BOTECO E NEM EM FESTAS SOU VIGILANTE DE CARRO FORTE E ACHO QUE A MINHA CATEGORIA DEVERIA TER UM PORTE SIM, PORQUE O QUE TEM DE PESSOAS COM PORTE MATANDO INDEFESOS E NÃO RECEBENDO PUNIÇÃO; VC PODE SER UM BOM VPSS ASSIM COMO EU E MUITOS DOS MEUS COLEGAS SÃO EXCELENTES PROFISSIONAIS DENTRO E FORA DA EMPRESA.

      Excluir
    4. CONCORDO COM VC, MAIS NEM TODO VIGILANTE É IGUAL, EU NÃO BEBO E NEM FUMO, NÃO ANDO EM BOTECO E NEM EM FESTAS SOU VIGILANTE DE CARRO FORTE E ACHO QUE A MINHA CATEGORIA DEVERIA TER UM PORTE SIM, PORQUE O QUE TEM DE PESSOAS COM PORTE MATANDO INDEFESOS E NÃO RECEBENDO PUNIÇÃO; VC PODE SER UM BOM VPSS ASSIM COMO EU E MUITOS DOS MEUS COLEGAS SÃO EXCELENTES PROFISSIONAIS DENTRO E FORA DA EMPRESA.

      Excluir
  11. isso mesmo concordo com vc eu tambem sou vigilante e não tenho esse direito de usa uma arma ao retorna pra minha casa isso é uma vergonha onde os bandidos tem essa osadia e a gente vigilante trenado pra isso não pode usa ass.. givaldo felix

    ResponderExcluir
  12. Wilton L.M BH sou a favor;porem devem fiscalizar algumas escolas de vigilantes que não levam a coisa a serio,nas reciclagens que faço na hora dos tiros é cada coisa que agente vê que é difícil acreditar,há pessoas que não tem a mínima intimidade com arma e passam sem nenhuma ressalva,isso nos leva a crer que está naquela base´´pagou passou``.infelizmente ainda temos muitos vigilantes que vibram ate pela cnv dando carteirada,mas é aquele caso babaca tem em todo lugar como solução é só aprimorar o curso e a reciclagem, e vez em quando infiltrar alguém no curso e na reciclagem para avaliar o grau de aprendizado,assim sendo digo que realmente é necessário tal acessório em nossos dias fora do setor de trabalho .

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor, porém, a Federal decidirá se o vigilante está apto a portar arma de fogo fora do expediente após realizar exames teóricos e práticos.
    Tem muitos vigilantes por ai que estragam nossa categoria por achar que é o rambo quando esta possando uma arma, por isso tem que ser bem rigoroso os testes, se não fosse por alguns vigilantes irresponsáveis, esse direito de portar arma já era nosso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Sim sou deacordo o porte permanente de arma .
    Para ploteger minha plopria integridade fisica!!!

    ResponderExcluir
  15. Sou a favor e esse SPP. Ai so ele quer ter porte além do mais tu é um vigilante a cima d tudo SPP é. Volante amigo se tu não. Sabe. Te flagra cara.kkk

    ResponderExcluir
  16. Sabe como é. Para arrumar porte permanente para vigilante? É so fazendo greve até. Eles darem no Brasil é assim quebrando o pai.k

    ResponderExcluir
  17. Sou a favor do porte. So que esse governo tem que cair fora. Só fez me....da. Desarmo o cidadão e deixou o ladrão. Armado. Será que eles não sabem que fuzil não. Se compra em loja. Eles largaram o 38 e agora portam o 7.62 e ai por adiante daqui a pouco estão. Com tanque de guerra.kkk. Falta pouco a hora de mudar é. Agora VIGS. Abraço do sul pais.

    ResponderExcluir
  18. Acho que todos que trabalham armado deveriam ir para a casa armado. Por que o risco na rua e maior ainda se esta apto para trabalhar armado porque não. Ir para casa. Não tem diferença se fizer merda seja punido. Dependendo a situação. Porque o que temos d valor é apenas a vida e só tem uma. Pensem nisto. Abraço do sul. Quanto vigs vão. Ter que morrer para isto acontecer.

    ResponderExcluir
  19. Olá , meu nome é Alessandro Queiroz , sou gestor de segurança privada, fui vigilante por mais de 5 anos. Não vejo muita necessidade da liberação do porte de arma para o vigilante patrimonial, até pq nem todos trabalham armados, mas sou a favor sim da facultatividade do MSM possuir o porte caso queira, já que esse profissional é treinado e capacitado para estar armado em serviço, até pq não faz muito sentido o vigilante estar armado para proteger o bem e a vida a lhea , mas não pode estar armado para proteger a sua. Exceto vigilantes patrimoniais, vigilante que atuam em bancos ,transporte de valores e escolta armada , esses sim deveria ter o porte de arma direto , e isso é notório, volta e meia esses profissionais sofrem sequestros a caminho do trabalho, para que os msmo forneçam informações das agências onde trabalham ,facilitando a ação dos criminosos. Não precisamos virar estatísticas para que o vigilante possa ter uma chance de se defender. Vamos a luta!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olha, não vejo necessidade do porte de arma para o vigilante patrimonial,mas sou a favor sim da facultatividade , de o vigilante portar a sua própria arma caso ele queira. Até pq eu não sei e nenhum vigilante aqui também nao sabe da condição da arma que as empresas nos fornece. Vamos comparar aqui o revólver cal38 com um carro comum por exemplo ,cada um de vcs sabem ou não quando foi feito a última manutenção, então vcs tem 99% de chance de seu veículo não lhe deixar na mão, agora se eu perguntar quando foi trocada as munições e a manutenção da da arma , ninguém aki vai saber me dizer, todos aqui sabem que as munições tem prazo de validade, então vcs dariam quantos % de chances de elas não funcionarem quando vcs precisarem?, VC tendo a sua própria arma VC vai saber tudo sobre as suas manutenção , e vai saber cuidar tbm. Agora um caso que deveria ter MSM o porte de arma direto são os vigilantes que trabalham em bancos , transporte de valores, e , escolta armada, esses sim são os que mais precisam,pois constantemente são sequestrados ,para conseguir roubar o carro forte ou cargas de valores no caso dos escoltas, não precisamos virar estatísticas para que o porte de arma seja liberado para esses profissionais, no entanto não faz sentido usar arma de fogo para proteger o bem alheio ,mas não podemos ter arma de fogo para proteger a nossa própria vida.

    ResponderExcluir
  21. Com cordo só vigilante a 18 anos e precisamos ter direito de se defender contra os marginais

    ResponderExcluir
  22. Eu sou favor também do porte da arma para os vigilantes.

    ResponderExcluir
  23. Eu sou favor também do porte da arma para os vigilantes.

    ResponderExcluir
  24. o estatuto de desarmamento e idiota. so entegarao as armas as pessoas q respeitao a lei vandido nao respeita por tanto um bais com cidadoes desarmado e malandragem ate os dentes de arma. e em relacao ao ibecil do vspp vc e um otario pessoas emcopetentes a em todas as areas n posso pensar so em mim isto e falda de humabidade eu tenho meu porte entao os outros q se lasq se vc n acredita no treinamwnto da categoria vai ser jogador de tenys de mesa. praq treinamento se n samos capases de uzar arma. se a pessoas sem condicoes pisquicas na area e por incopetencia dos isaminadores. e direito nosso

    ResponderExcluir