sábado, 22 de fevereiro de 2014

Como Escrever uma Crítica Literária

Criado por Sabrina L. Furtado
Este artigo ajudará você a entender o essencial acerca da escrita de críticas literárias. Independente de ser para um trabalho escolar, um jornal ou apenas para um amigo, a crítica literária pode fazer você parecer inteligente, além de ajudar outros pessoas a encontrar as maravilhas da literatura. Saber como escrever uma crítica apropriadamente é extremamente importante.

Passos

  1. Write a Book Review Step 1.jpg
    1
    Leia o livro. Isso pode parecer óbvio, mas ler o livro é o segredo para uma boa crítica.
    Anúncio
  2. Write a Book Review Step 2.jpg
    2
    Compreenda o que você está lendo. Você não pode construir uma boa crítica se não compreender o livro que criticará. A tarefa começa aqui: ao ler um romance/conto que trate sobre um assunto que não lhe seja compreensível, esforce-se para ganhar conhecimentos acerca de tal tema. Certifique-se de não pular palavras durante a leitura; um pequeno dicionário poderia ajudar muito nesses casos.
  3. Write a Book Review Step 3.jpg
    3
    Reúna informações. Enquanto lê, anote os diferentes aspectos que surgem sobre a obra. Marque algumas observações gerais e particulares. Algumas questões úteis são:
    • Quem é o narrador? O livro está em primeira ou em terceira pessoa?
    • A qual gênero esta história pertence?
    • E que tal o estilo? O autor usa uma boa seleção de palavras inteligentes e eloquentes? Ele cria uma imagem mental acurada em sua mente? Caso não o faça, revise e tente novamente.
    • Qual a idade do trabalho? Quando ele foi escrito? A obra reflete o contexto dela?
    • Apesar de ser menos importante: o que você sente? Como você se sente enquanto lê?
  4. Write a Book Review Step 4.jpg
    4
    Faça algumas anotações sobre a história. Tente marcar os principais eventos da história. É difícil esquecer os eventos principais, mas isso depende de seus hábitos de leitura. Isso é útil para acompanhar a história assim que houver terminado de ler livros complexos ou longos.
  5. Write a Book Review Step 5.jpg
    5
    Encontre mais sobre o(a) autor(a) e as obras que ele(a) produziu. Encontre informações sobre a vida dele(a) e dê uma olhada nas críticas feitas ao seu trabalho. Isto é importante para compreender o trabalho em seu próprio contexto. Comece a escrever o artigo quando terminar de reunir as informações e possuir boas anotações.
  6. Write a Book Review Step 6.jpg
    6
    Comece com uma introdução. Isso muda de acordo com seu público-alvo. Você pode começar com um parágrafo que descreva sua primeira impressão quanto ao trabalho, com uma anedota que surgiu durante a leitura, ou você pode criar uma introdução mais técnica, que descreva autor, título, editora e outras informações pertinentes relativas ao trabalho.
  7. Write a Book Review Step 7.jpg
    7
    Na primeira seção, escreva um breve histórico do autor com dados relevantes, como trabalhos prévios, prêmios, estudos, etc.
  8. Write a Book Review Step 8.jpg
    8
    Na segunda seção, delineie a trama do livro (veja Avisos). Cuidado com o leitor. Não escreva detalhes da história ao escrever para revistas, livrarias ou painéis teatrais. Por outro lado, seja claro e explícito em avisar sobre a existência de detalhes da trama caso seu trabalho necessite deles.
  9. Write a Book Review Step 9.jpg
    9
    Escreva um parágrafo explicando sua opinião sobre o modo de escrita do livro, como antes mencionado.
  10. Write a Book Review Step 10.jpg
    10
    Use o último parágrafo como um resumo de toda a crítica. Dê sua opinião quanto ao livro (Gostei do livro, odiei o livro, etc.) e finalize recomendando-o. Diga quem gostaria do livro através de termos gerais (crianças, amantes de ação, etc.). Isso é opcional, dependendo do público. Você pode usar essa seção como uma boa introdução para uma crítica não-técnica que poderia conquistar o leitor.
  11. Write a Book Review Step 11.jpg
    11
    Inclua seu nome completo no final e, opcionalmente, seu endereço de e-mail.

Dicas

  • Tente explorar diferentes fontes para reunir informações. Não acredite em tudo o que encontrar na Wikipédia. Não é ruim ter curiosidade e encontrar diferentes pontos de vista sobre um autor ou um trabalho em específico. Normalmente, bibliotecas e grupos de discussão são lugares interessantes para descobrir novas versões de uma mesma história, e até para obter boas idéias para seu trabalho.
  • Ao escrever sua opinião, é possível deixá-la com toques pessoais sem retirar a imparcialidade da crítica. Deixe seu leitor se sentir envolvido, e torne-se uma ponte ou uma parede entre o leitor e o livro.
  • Esteja atento ao seu público. Escrever para a escola não é a mesma coisa que escrever para jornais, blogs ou revistas.
  • Se um livro foi transformado em filme, assista ao filme e releia o livro para refrescar a memória. Filmes cortam alguns momentos e transformam outros para vender mais. Se você não quiser reler o livro, nem procurar um resumo online, não assista ao filme.

Avisos

  • Ao delinear a trama, jamais revele acontecimentos grandiosos. Ler sobre mortes de personagens, casamentos ou outros detalhes pode estragar o livro. Uma pessoa poderia perder a vontade de ler o livro ao ler todas essas revelações em um artigo. Não haveria mais o suspense.

Materiais Necessários

  • Um livro para criticar
  • Algo em que fazer anotações
  • Um dicionário
  • A habilidade para escrever bem
  • Algo em que escrever ou digitar sua crítica
  • Internet para ler resumos online (opcional)
  • Adaptação cinematográfica do livro (opcional)
  • Alguém para lhe ajudar (opcional)

Fonte: Site WikiHow
http://pt.wikihow.com/Escrever-uma-Cr%C3%ADtica-Liter%C3%A1ria

Nenhum comentário:

Postar um comentário