sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Médico faz diagnóstico de paciente baseado em episódio da série 'House'

Fato ocorreu com médico alemão Jürgen Schäfer, que se diz fã da série.
Caso de envenenamento por cobalto foi retratado em episódio.

Da AP

O médico alemão Jürgen Schäfer, fã da série americana “Dr. House”, percebeu que os sintomas de um paciente eram similares a de um episódio da série de TV  (Foto: Centro de Enfermidades Não Diagnosticadas/AP)O médico alemão Jürgen Schäfer, fã da série americana
“Dr. House”, percebeu que os sintomas de um paciente
eram similares a de um episódio da série de TV
(Foto: Centro de Doenças Não-diagnosticadas/AP)
Um médico alemão encontrou num programa de TV a resposta para um paciente que apresentava problemas cardíacos, além de sintomas como febre, cegueira, surdez e inchaço dos gânglios linfáticos.

O homem de 55 anos estava sem diagnóstico até que foi atendido por Jürgen Schäfer, fã da série americana “Dr. House”. “Em cinco minutos percebi o que estava acontecendo”, conta o profissional, que trabalha no Centro de Doenças Não-diagnosticadas de Marburgo, ao norte de Frankfurt.
Os sintomas do paciente coincidiam com um episódio da série de ficção em que o médico Gregory House, interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie, identifica um envenenamento por cobalto, após perceber problemas na prótese de quadril de sua futura sogra.
De acordo com a Associated Press, outros médicos que examinaram o paciente afirmaram era preciso um transplante de coração. Schäfer e sua equipe realizaram testes para determinar o nível de cobalto depois que a pessoa examinada informou ter tido problemas após a implantação de uma prótese no quadril.
Interpretado por Hugh Laurie, Gregory House é um Sherlock Holmes da medicina: especialista diagnóticos impossíveis. A bengala, os tênis e a ausência de jaleco são suas marcas registradas. (Foto: Divulgação)Interpretado por Hugh Laurie, Gregory House é
um Sherlock Holmes da medicina: especialista
em diagnóticos impossíveis. A bengala, os tênis
e a ausência de jaleco são suas marcas
registradas. (Foto: Divulgação)
Segundo o especialista alemão, alguns fragmentos da peça se soltaram e ocorreu vazamento de cobalto e cromo, que entraram na corrente sanguínea. Quando a prótese foi substituída, os problemas se atenuaram.
A experiência foi descrita pelo especialista nesta sexta-feira (7) na revista científica “Lancet”.
Segundo o alemão, o diagnóstico teria sido feito mesmo se o episódio de “House” não existisse. “Poderia ter feito uma busca no Google com a descrição dos sintomas”.
Ele disse ainda que os médicos devem ficar atentos a casos de envenenamento por cobalto em pacientes com prótese no quadril.
Sobre o protagonista da série, que terminou em 2012 após oito temporadas, Schäfer afirma que “teria demitido esse cara no terceiro episódio”.


Fonte: G1http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/medico-faz-diagnostico-de-paciente-baseado-em-episodio-da-serie-house.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário