sábado, 22 de março de 2014

Ironia? Rússia pode ser excluída de Copa do Mundo e Israel levaria vaga


Um dos países mais militarizados do mundo, Israel só disputa as eliminatórias europeias graças às inúmeras guerras travadas com os árabes



Ironia? Rússia pode ser excluída de Copa do Mundo e Israel levaria vaga


SÃO PAULO - A recente invasão da Crimeia pode fazer com que a Rússia seja eliminada da Copa do Mundo. É o que querem o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceller da Alemanha, Angela Merkel, que pleteiam esse movimento frente à FIFA. Seria uma mudança significativa no perfil do turista que visitaria o Brasil.

O irônico é que Israel, um dos países mais militarizados do mundo, poderia assumir a vaga. Terceira colocada no grupo das eliminatórias que classificou a Rússia, o país, que fica na Ásia, só disputa as eliminatórias europeias pelo histórico de grandes conflitos contra os países árabes, que nunca aceitaram a existência do estado judeu na região.

Envolta em uma região geopoliticamente complicada, com vizinhos governados por ditaduras e extremistas, Israel poderia vir ao Brasil graças às suas guerras do passado - algumas delas iniciadas pelos árabes, outras com o primeiro passo por Israel - ao passo que a Rússia estaria desclassificada por conta de sua atual intervenção. Não seria primeira vez de Israel em copas, um time composto por judeus representou a Palestina no Uruguai em 1930, na primeira Copa do Mundo.

Também não é a primeira vez que uma seleção é excluída por conta de conflitos de um grande torneio de futebol. A Iugoslávia foi eliminada da Eurocopa em 1992 por conta do conflito que deu a independência à Croácia e Bósnia, dando seu lugar à Dinamarca, que acabou vencendo o torneio. Na época, a Fifa encaminhou o pedido à Uefa.

Outra equipe que poderia postular a participação é a Suécia, de Zlatan Ibrahimovic, que perdeu de Portugal na repescagem para a Copa. Com a eliminação da Rússia, Portugal assumiria a 1ª colocação do grupo, enquanto Israel teria que disputar com a Suécia a sua classificação. Dificilmente conseguiria.



Fonte: Site do Portal MSN
http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/ironia-r%C3%BAssia-pode-ser-exclu%C3%ADda-de-copa-do-mundo-e-israel-levaria-vaga?page=0&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário