quinta-feira, 8 de maio de 2014

Machado de Assis assassinado




Em querer entro na polêmica que vem crescendo entre os letrados deste Brasil e os analfabetos funcionais, isto é, os jovenzinhos em idade escolar. Polêmica, tio João? Sim, trata-se de traduzir Machado de Assis para que estes analfabetos possam compreender o que Machado de Assis quer dizer com palavras do tipo: algibeira, sagacidade e alcova, etc.

Alguns intelectuais acham necessárias tais traduções, outros, como eu, que nem sou tão intelectual assim, finjo-me, portanto, acham que não é necessária tal tradução. A ideia é aproximar Machado destes pobres decodificadores de sinais gráficos, desta choldra ignóbil que o Brasil vem nutrindo, acumulando, viabilizando em salas ou salões escolares. Conhecimento - perdoem-se os pedagogos vagabundos deste país - não é para ser facilitado. Conhecer é difícil e custa, custa muito caro: noites sem dormir, por exemplo. corre atrás, meu filho, do prejuízo.

O MEC e o MINC - Ministério da Educação e Cultura respectivamente - poderiam tomar vergonha na cara. Vocês sabem por que estamos nesta situação lastimável, ou seja, de ter de traduzir da própria língua portuguesa para o ‘analfabetês’ funcional o maior clássico de nossa literatura? Porque meia dúzia de vagabundos metidos a intelectuais ocuparam cargos importantíssimo - em vários governos - e para os quais não estão/estavam preparados; por culpa de um governo fraco, que tem na sua política educacional medo de enfrentar o problema como realmente se deve doendo a quem doer; porque caiu na esparrela de alguns pedagogos vagabundos que viam na reprovação escolar um mecanismo de exclusão social.

Somos um país hoje em que reprovação escolar não existe, mas também alunos não sabem ler, aprenderam apenas a juntar letras e formar sílabas, ou seja, decodificar os sinais gráficos. Mas, sua competência esbarra na incompetência ideológica destes vagabundos que ocupam cargos importantes e estão transformando o Brasil numa pátria de analfabetos funcionais. Tenho dito!



Fonte: Politicandus - por João

Blog do Gari Martins da Cachoeira
http://martinsogaricgp.blogspot.com.br/2014/05/machado-de-assis-assassinado.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+BlogDoGariMartinsDaCachoeira+(Blog+do+Gari+Martins+da+Cachoeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário