quinta-feira, 29 de maio de 2014

No Twitter, órgão do governo gaúcho brinca com disputa ao Senado no RS

Perfil do Gabinete Digital publicou mensagem com link para vídeo onde Lasier Martins (PDT) aparecia tomando choque de um cacho de uva com a face de Olívio Dutra (PT)

No Twitter, órgão do governo gaúcho brinca com disputa ao Senado no RS Youtube/Reprodução
Perfil do Gabinete Digital no Twitter publicou mensagem com link para vídeo em que Lasier Martins (PDT) aparecia tomando choque de um cacho de uva com o rosto de Olívio Dutra (PT)Foto: Youtube / Reprodução
No dia em que a pré-candidatura ao Senado do ex-governador Olívio Dutra (PT) foi confirmada, o perfil do Gabinete Digital no Twitter resolveu fazer uma brincadeira envolvendo a disputa.

Para surpresa dos seguidores do órgão vinculado ao gabinete do governador Tarso Genro (PT), a mensagem publicada na noite desta quarta-feira dizia que “teve gente que levou um 'cagaço' com o anúncio da candidatura do companheiro Olívio”. 

 
Twitter/Reprodução

Ao clicar no link, os seguidores eram direcionados para um vídeo que fazia uma paródia da cena onde o então apresentador de TV Lasier Martins — que irá disputar a vaga de senador pelo PDT — leva um choque na Festa da Uva, em Caxias do Sul. Só que a imagem da face de Olívio Dutra aparecia como responsável pelo choque.

Algumas pessoas começaram a criticar a publicação, argumentando que um perfil institucional do governo do Estado estaria sendo utilizado para fazer campanha eleitoral. O administrador da conta alegou “erro no login”, pediu desculpas aos seguidores e removeu o tweet. Minutos depois, o vídeo no YouTube também foi deletado. 

 
Twitter/Reprodução

Esta não é a primeira vez que o Gabinete Digital se envolve em polêmica. No dia 1° de abril, a equipe publicou uma nota no Facebook dizendo que a estátua do ex-governador Leonel Brizola tinha sumido. O post era ilustrado com uma fotomontagem do pedestal, sem a estátua, mas tudo não passava de uma pegadinha.

Em novembro, a imagem de Tarso também apareceu saltando entre as obras listadas na galeria do site do Gabinete Digital. Inicialmente, o Piratini confirmou que a brincadeira era uma ação do próprio governo, mas depois desmentiu a informação, alegando que o site havia sido invadido por hackers.

“Em nenhum momento objetivo foi fazer campanha”, diz Gabinete Digital

De acordo com a gestora de Redes Sociais do Gabinete Digital, Cristina Rodrigues, a mensagem foi publicada “sem querer”. O problema ocorreu, segundo ela, porque muitos dos integrantes da equipe vinculam a conta do perfil institucional em seus tablets e smartphones pessoais.

— Aconteceu de clicar no perfil errado. A gente sabe que tem que ter cuidado, mas em nenhum momento o objetivo foi fazer campanha — explicou.

Cristina nega que os servidores do órgão atuem em ações com viés eleitoral no horário de expediente. Ela ressaltou que o erro ocorreu durante a noite de ontem e que, fora do horário de trabalho, os funcionários “têm liberdade para defender o projeto político que acharem melhor para o Estado”. A gestora disse ainda que não está definido se o autor receberá algum tipo de punição.

— Não trabalhamos questões eleitorais ou partidárias durante o trabalho. É questão de ter atenção na hora de usar as redes sociais para que isso não se repita.

Fonte: Site do Jornal Zero Hora
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/05/no-twitter-orgao-do-governo-gaucho-brinca-com-disputa-ao-senado-no-rs-4512816.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário