terça-feira, 8 de julho de 2014

Filme Nigeriano traz Orixás como super-heróis em “OYA: Rise of the Orisha”


Filme

Assim que fiquei sabendo da existência desse filme nigeriano que traz orixás envoltos na cultura pop, não pude conter meu entusiasmo. Não só por ser um filme de super-herói, mas por enfim trazer à tona essa cultura riquíssima que é a cultura Africana. Cultura tal que, infelizmente, tem um espaço deveras limitado no mundo em que vivemos.
Que o panteão grego e nórdico me perdoe, mas a história dos Orixás, deidades negras como super-heróis, precisava ser contada. O que tornouOYA: Rise of the Orisha (Oya: Ascenção do Orixá) possível foi um projeto decrowdfunding criado pelo diretor e roteirista Nosa Igbinedion, fã de quadrinhos assumido. De acordo com ele, tornar-se cineasta sempre esteve ligado ao seu desejo por contar histórias diferentes.
Vale ressaltar que existem mais de 400 orixás, e que o filme promete mostrar ao menos os mais populares, como Iemanjá, Ogum, Oxum, Exu, Xangô e claro, Iansã (que dá título ao filme).
O filme conta a história de Ade, uma das poucas mulheres que ainda possuemligação com os Orixás. Ade tem uma ligação muito forte com Oya (Iansã), e dela recebe a missão de proteger os inocentes, mas, para isso, precisa encontrar a chave para manter a porta que divide nosso mundo do mundo dos Orixás, fechada. História digna de super herói, certo? E podem ficar tranquilos porque Ade possui poderes incríveis que você confere no trailer abaixo:
O filme se encaixa nos gêneros sci-fi, fantasia e ação e, infelizmente, não há notícias sobre exibição nos cinemas brasileiros e sequer em cinemas internacionais. Ele será lançado no Matatu Film Festival (festival indie decinema), dia 18 de Julho, lá fora.
Revisado por Maria Eduarda Campos


Fonte: Site Literatortura
http://literatortura.com/2014/07/filme-nigeriano-traz-orixas-como-super-herois-em-oya-rise-orisha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário