sábado, 3 de janeiro de 2015

A metempsicose faz parte do espiritismo? | Por Sônia Mendes

A metempsicose faz parte do espiritismo? | Por Sônia Mendes
Frequentemente ouvimos pessoas criticarem o espiritismo, alegando ser absurdo falar em reencarnação pelo fato de que, segundo seus argumentos, o homem não pode renascer num corpo de animal.
Primeiramente gostaríamos de esclarecer que a reencarnação, um dos princípios da Doutrina Espírita, sugere que o homem renasce para progredir espiritualmente. Essa idéia de “reencarnar” em corpo de animal chama-se Metempsicose e NÃO É ESPÍRITA. É mais uma das idéias que procuram atribuir ao espiritismo para confundir as pessoas, ao invés de esclarecê-las.
Considero o comentário da questão n°613 de O Livro dos Espíritos (OLE), importantíssima e muito esclarecedora para todos. O Capítulo 11 da 2ª parte de O Livro dos Espíritos, trata do assunto Os animais e o homem, mais especificamente sobre a metempsicose, mas o comentário que segue essa questão, vai muito além. Creio que todos deveriam ler essa questão prestando muita atenção em suas nuances.
À propósito, metempsicose é o termo genérico para transmigração da alma de um corpo para outro de animal ou vegetal[...].Era uma crença amplamente difundida na antiguidade sendo encontrada entre os egípciosgregosromanoschineses e na Índia. Entre os budistas tibetanos essa migração é possível, embora muito rara (os budistas descrevem várias formas de reencarnação, sob vários contextos diferentes). Os esquimós e outros povos atuais considerados “primitivos” mantém a mesma convicção. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metempsicose).
(Observe que não foi citado o espiritismo, nesse contexto.)
Vejamos o comentário de Kardec sobre a referida questão n° 613, que, reforço,  merece um estudo mais detalhado, por encerrar vários ensinamentos doutrinários.
 É, porém, FALSA ( a idéia da metempsicose) no sentido de transmigração direta da alma do animal para o homem e reciprocamente, o que implicaria a idéia de uma retrogradação, ou de fusão.
Segundo o codificador da  Doutrina Espírita, pelo ensinamento dos espíritos ele deduziu que a teoria da metempsicose é falsa, pois a encarnação da alma do homem em um animal implicaria na ideia de retrogradação evolutiva, o que entra em desacordo com um dos principais pontos da doutrina, que admite que o espírito apenas progride, nunca retrograda.
  A reencarnação, como os Espíritos a ensinam, se funda, ao contrário, na marcha ascendente da Natureza e na progressão do homem, dentro da sua própria espécie, o que em nada lhe diminui a dignidade. O que o rebaixa é o mau uso que ele faz das faculdades que Deus lhe outorgou para que progrida.
Segundo as explicações de Kardec, o homem nasce e renasce para progredir, dentro da mesma espécie animal, corrigindo seus erros anteriores, cometidos pelo mau uso do Livre Arbítrio. A fusão de alma entre duas espécies diferentes não pode ocorrer, pelo fato mesmo da impossibilidade da reprodução material. 
O homem possui, como propriedade sua, a alma ou Espírito, centelha divina que lhe confere o senso moral e um alcance intelectual de que carecem os animais e que é nele o ser principal, que preexiste e sobrevive ao corpo, conservando sua individualidade.
Então, concluímos que, embora alguns animais possuam uma grande sensibilidade, isso não passa de instintos, do princípio inteligente. O homem já possui um aperfeiçoamento desse princípio inteligente, um senso moral, noções de certo e errado, uma noção da angelitude e divindade , forma mais apurada do espírito. Isto lhe confere uma faculdade superior e a necessidade de melhoramento pelo uso da razão e dos sentimentos superiores.
Se o homem comete erros, deve repará-los com os próprios homens e não renascendo como animal, para ser castigado. Isso foge à lógica espírita.
Progredir sempre. Essa é a lei.
Sônia Mendes
Sônia Mendes é colunista do Paracatu Notícias. Professora de Física, graduada pela UFU, pós graduada pela PUC BH, ex-diretora do CESEC de Paracatu, aposentada, atuante no Movimento Espírita, frequentadora do Centro Espirita Fé Esperança e Caridade de Paracatu (MG).


Fonte: Site Paracatu Notícias
http://paracatunoticias.com/?p=2262

Nenhum comentário:

Postar um comentário