domingo, 19 de abril de 2015

Cubanos votam nas primeiras eleições municipais com candidatos da oposição

Mais de 12 mil vereadores podem ser escolhidos pela população do país
Cubanos votam nas primeiras eleições municipais com candidatos da oposição | Foto: Adalberto Roque / AFP / CP
Cubanos votam nas primeiras eleições municipais com candidatos da oposição | Foto: Adalberto Roque / AFP / CP
  • s
  •  
  • AFP
Os cubanos vão às urnas neste domingo para eleger suas autoridades municipais, num pleito em que participam pela primeira vez dois oponentes ao governo comunista da ilha - que vê a disputa como um ato de "verdadeira democracia". 

Em um feito inédito - ignorado pela imprensa local, toda sob controle do Estado - dois opositores ao governo comunista, o advogado e jornalista independente Hildebrand Chaviano, 65 anos, e o técnico em informática Yuniel López, 26, aparecem na lista de candidatos de dois municípios de Havana. "Esta é uma mensagem que o governo está recebendo", disse neste domingo Chaviano, que diz não acreditar que sua nomeação e a de Lopez signifiquem que o governo tenha "afrouxado as porcas do poder".

Mais de oito milhões de cubanos maiores de 16 anos (em uma população de 11,1 milhões) são convidados a escolher 12.589 vereadores de uma lista de 30 mil candidatos pré-selecionados nas assembleias dos bairros. A Comissão Nacional de Eleições pediu a defesa, com esta "ação de uma verdadeira democracia", o "direito dos cubanos a construir uma sociedade mais justa, sem interferências nem tutelas de qualquer tipo", em um comunicado lido na televisão antes da abertura das seções eleitorais às 9h (horário de Brasília). 

Em Cuba o voto não é obrigatório, mas os partidários do governo chamam todos a participar, enquanto mantêm uma campanha midiática intensa chamando para as urnas. As eleições deste domingo, que são realizadas a cada dois anos e meio, são o prelúdio para as eleições para as assembleias provinciais e a Assembleia Nacional (Parlamento), que deverão ser celebradas em 2018.

Fonte: Site do Jornal Correio do Povo
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/554364/Cubanos-votam-nas-primeiras-eleicoes-municipais-com-candidatos-da-oposicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário