sábado, 4 de abril de 2015

Jovem da Guatemala cujo discurso contra o populismo tornou-se viral na internet estará em São Paulo para seminário


O vídeo da intervenção dela no primeiro Parlamento Iberoamericano da Juventude, ocorrido em Zaragoza, na Espanha, em setembro passado, tornou-se viral – postado por diferentes pessoas e organizações no YouTube, obteve vários milhões de acessos.
A jovem cientista política Gloria Álvarez, 29 anos de idade, diretora de Projetos e porta-voz da ONG guatemalteca Movimiento Cívico Nacional, falou na ocasião contra os males do populismo, o qual “a primeira coisa de que se encarrega é desmantelar as instituições” e cujos líderes “utilizam o desespero da população para oferecer a ela uma solução rápida [e falsa] de seus problemas” e “avivam a luta de classes”.
Formada em Ciências Políticas em seu país com mestrado na Universidade Sapienza, de Roma, Gloria estará em São Paulo no próximo dia 9, quinta-feira, para o seminário “Vencendo o populismo com as armas da democracia”, a realizar-se no Instituto Fernando Henrique Cardoso.
No convite enviado por e-mail a participantes potenciais, o iFHC diz que Gloria “chamou a atenção de milhões de pessoas por sua crítica apaixonada e inteligente ao populismo e a governos populistas na América Latina. A crítica apareceu registrada em um vídeo que se tornou viral nas mídias sociais.”
Gloria, segundo a mensagem, “defende o engajamento cívico dos latino-americanos para mudar padrões tradicionais de se fazer política na região. Desde o evento de Zaragoza, ela tem sido convidada a participar de debates sobre democracia e populismo em vários países”.


Fonte: Site da Revista Veja
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/gloria-alvarez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário